QUER VENDER PARA O MAIOR COMPRADOR DO PAÍS? VENDA PARA O PODER PÚBLICO!!!
A PÁTRIO ASSESSORIA E CONSULTORIA é especializada na prestação de serviços para empresas privadas na área de licitações públicas.
Embora muitas empresas não saibam, o Poder Público é o maior comprador ou contratante da área privada. Com um orçamento de bilhões de reais, o setor público representa uma grande fatia de mercado que ainda precisa ser explorada.
Um dos maiores entraves para que as empresas privadas vendam ao Governo está na burocracia que envolve todo o processo. Para ser o elo de ligação entre o público e o privado, trabalhamos com a preparação de toda a documentação para participação em licitações, elaboração de pedidos de esclarecimentos e impugnações a editais, pedido de exame prévio de editais de licitação junto aos Tribunais de Contas, interposição de recursos administrativos, representação de licitantes em sessões públicas de julgamento das licitações etc.
Ao longo de vários anos muitas vezes presenciamos empresas perderem licitações mesmo apresentando preços mais vantajosos em suas propostas. Ocorre que para “ganhar e levar” a licitante deve, além de apresentar o menor preço, obedecer a todas as regras que envolvem cada modalidade de licitação. Um licitante bem preparado consegue a desclassificação dos concorrentes despreparados e pode vencer a licitação mesmo tendo apresentado uma proposta de valor mais elevado.
A Pátrio Assessoria e Consultoria tem pleno conhecimento do funcionamento do setor de compras e licitações da Administração Pública. Com larga experiência no desenvolvimento de trabalhos de assessoria e consultoria a órgãos públicos, a Pátrio disponibiliza à iniciativa privada, todo o seu “know how” na área de compras públicas. Nesse aspecto, nossa missão é preparar a empresa para vender seus produtos e serviços às diversas esferas do poder público que representam bilhões de Reais em contratações todos os anos.
Para atingir essa grandiosa fatia do mercado, a iniciativa privada deve estar preparada para atender às diversas e complexas regras constantes de um regime jurídico específico formado por leis, decretos e Súmulas dos Tribunais de Contas Estaduais e Tribunal de Contas da União.
Importante salientar que a “Nova Lei de Licitações”, Lei 14.133/2021, alterou completamente a sistemática voltada às contratações com o Poder Público. A nova lei extinguiu antigas modalidades de licitação como a Tomada de Preços e o Convite, tornou obrigatória a realização de licitações pela forma eletrônica, alterou os critérios legais para contratações diretas além de revolucionar as fases recursais dos processos licitatórios.
Diante das inúmeras mudanças apresentadas, as Administrações Públicas terão que passar por verdadeira revolução para a adequação dos seus setores de compras e contratações. Da mesma forma, a iniciativa privada terá que buscar a modernização da sua área comercial e jurídica para contratar com o Poder Público.
Há que se destacar ainda que a chamada Lei Anticorrupção, lei 12.846/2013, reforçou a necessidade de as empresas privadas zelarem pelo “compliance” em suas ações o que significa dizer que, além de saber contratar com a Administração Pública a empresa deve saber como executar o contrato da forma correta para que não venha a sofrer penalizações. As empresas devem zelar pelo compromisso com a conformidade às leis e à ética. Para isso é fundamental que conheçam a fundo toda a legislação que envolve a contratação com o poder público.
Ao contratar a Pátrio Assessoria e Consultoria para representá-la nas licitações das quais pretende participar, a empresa, além de contar com a experiência de quem conhece a máquina pública e sua forma de contratar com a iniciativa privada, tem também a vantagem de não ter um aumento de custos considerável com a contratação de funcionários que, além de salários, encargos, férias e décimo terceiro, vão gerar gastos constantes com treinamentos e capacitação.
Por se tratar de contratação entre empresas privadas e sem vínculo empregatício, a relação entre a Pátrio e seus Parceiros pode ser flexibilizada e se amoldar de acordo com a necessidade do cliente.